» Título: Razão e Sensibilidade
» Autor(a): Jane Austen
» Editora: Martin Claret (cortesia)
» Número de Páginas: 235
» ISBN: 9788572328050
Avaliação Final
4/5 - Ótimo!
Razão e Sensibilidade é a história de duas irmãs — Elinor e Marianne, respectivamente a “racional” e a “sensível” —, as quais, em razão do falecimento do pai, têm de se adaptar a um estilo de vida mais modesto, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social.
Dinheiro, Polidez, Dinheiro, Beleza. Acho que o livro todo pode ser resumido em tais palavras. Este é o primeiro livro que li da Jane Austen, e posso dizer que me surpreendi, pois esperava algo totalmente diferente.
A escrita de Jane consegue nos transportar para a época retratada e consegue fazer você sentir tudo o que acontece. Porém, tenho que dizer que não é uma escrita simples. Encontrei muitas palavras que eu nem sabia que existia, e os nomes dos personagens conseguiram me confundir um pouco. Mas é tudo questão de costume. Estou lendo o próximo livro desta edição (Orgulho e Preconceito), e agora não estou estranhando tanto.
Os personagens principais são a Srta. Razão e a Srta. Sensibilidade que são, respectivamente, Elinor e Marianne Dashwood. Acho que a autora poderia ter trabalhado um pouco mais na terceira irmã - Margaret - e ela teve um papel tão pouco importante quanto o de um figurante. Marianne e Elinor são totalmente o oposto uma da outra, mas mesmo assim conseguem ser amigas e, principalmente, irmãs. Os outros personagens - que são muitos - tem uma personalidade tão definida que você consegue odiá-los (Lucy Steele e Willoughby), rir deles (Sra. Jennings) e até amá-los (Marianne).
O enredo... Ah, o enredo. Totalmente encantador, por assim dizer. É um verdadeiro retrato da época e dos costumes. A importância de um casamento bem-sucedido, a importância de um marido rico, a importância do dinheiro. Deu pra perceber que tudo é feito pensando no dinheiro. A autora conduziu tudo de uma maneira ótima, e com algumas reviravoltas, mas não é um livro que te prende desde a primeira página. Ele ficou realmente incrível no final.
Não posso deixar de citar toda a estética do livro. A capa é muito bonita (mais do que eu imaginava), mas a diagramação... ah, que letra minúscula! Isso, na minha opinião, tornou o livro um pouco cansativo. As páginas demoravam pra passar - e não é a estória que é ruim - e me deixou um pouco irritado.
Apesar de tudo, recomendo o livro sim. Espere um tempo, basta se acostumar com a escrita da autora que o livro fica incrível!
7 comentários:
Vou discordar de vc Nota 10/5 hahaha Adoro livro e filme. E as outras duas histórias desse livro que postou a foto, já leu?
beijos e ótima semana!!!
Meninooo 119 seguidores? parabéns!!!
Vovó! :g
Anda não li, estou lendo Orgulho e Preconceito ainda... e a nota é 4 de 5, não 5 de 10 USHAUSHASUH.
Pois é vó! Consegui reunir uns blogs pra uma promoção e já estou com tudo isso! Ontem o blog completou dois meses :S Parece que foi ontem! :n
Fiquei triste que você saiu do twitter, faz muita falta suas mensagens de bom Dia, e principalmente, sua companhia :f
Beijos, eu amo Você :t :g
Ainda não li "Razão e sensibilidade", mas pretendo ler!
Adorei a dica!
BjO
http://the-sook.blogspot.com/
Ainda não li esse livro, me chamou muita atenção vou colocar na minha lista
Primeira vez aqui no blog e adorei viu flor seguindo aqui já.
http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic
Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
Beijo
Acredita que já vi quase todos os filmes baseados nos livros da Jane, mas nunca li nenhum livro dela?? Pois é, tenho que reparar esse grave falta!!!
A resenha ficou linda! XD
Aii esse é um dos que eu queria muito ler..
Postar um comentário