08 dezembro 2011

A Pirâmide Vernelha » Rick Riordan

Postado por Renato Nascimento às 15:00

» TítuloA Pirâmide Vermelha
» Autor(a): Rick Riordan
» Editora: Intrínseca
» Número de Páginas: 448
» ISBN: 9788598078977
» Avaliação Final
4,5/5 - Incrível e Meio

Desde a morte da mãe, seis anos atrás, Carter Kane viaja o mundo com o pai, o egiptólogo Dr. Julius Kane. Ele não frequenta a escola e seus pertences cabem em uma única mala. Enquanto isso, Sadie, sua irmã mais nova, é criada pelos avós em Londres. Ela tem tudo o que Carter queria: casa, amigos e uma vida "normal". E ele, o que ela mais deseja: conviver com o pai. Depois de tanto tempo separados, os irmãos não tinham praticamente mais nada em comum.
Até que na noite de Natal, em uma visita ao British Museum, o pai faz uma estranha promessa: tudo voltará a ser como antes. Mas seu plano dá errado, e os irmãos acabam assistindo ao momento em que um personagem misterioso desaparece com o egiptólogo e provoca uma explosão magnífica.
Para salvar o pai, os irmãos embarcam em uma perigosa jornada, na qual descobrem que os deuses do Egito Antigo foram despertados e algo terrível está para acontecer - e que tudo isso está relacionado com uma ligação ancestral entre os Kane e a Casa da Vida, ordem secreta que existe desde a época dos faraós.

          Clap - Clap - Clap - Clap.  Pensei em várias maneiras de iniciar essa resenha durante a leitura do livro, mas assim que finalizei - e que final! - só pensei em uma maneira: Batendo palmas para Rick Riordan. Caramba Rick, que livro!
          Vamos começar falando dos personagens principais - Carter e Sadie Kane - que são incríveis. A narração do livro é feita pelos dois. Pelo que percebi, Sadie narra dois capítulos, e Carter dois. E isso é um ponto positivo - estamos só começando - pois temos duas visões sobre os fatos acontecidos, e eles narram de uma maneira diferente um do outro. Enquanto a visão de Sadie é mais superficial (afinal, ela não sabe nada sobre o Egito), a de Carter é totalmente aprofundada e inteligente. Acho que esse foi um dos fatos que me faz preferir o Carter narrando. Os personagens secundários - Amós, Julius e Ruby Kane, os outros Deuses, Desjardins, Zia, e, principalmente, Bastet - são "bem feitos" tanto quanto os protagonistas, e me cativaram também.
          O enredo do livro é incrível, e não é só o fato do Rick ter utilizado a mitologia egípcia que me encantou, mas sim o modo com que ele misturou lendas tão antigas com o mundo atual, de uma forma totalmente surpreendente. Eu não conhecia nada da mitologia egípcia, e digo que, além do livro ser uma grande diversão, é um aprendizado de forma mais "fácil". Mais pontos para Sir Rick. As páginas passam tão rapidamente que li ele em dois dias (eu sei que é muito), mas eu lia pouco, então, foi rápido pra mim.
          Outra parte muito boa é o humor presente no livro. Sim, é um livro de Aventura, mas o toque de humor que ele colocou tornou a leitura muito descontraída e que proporciona muitas risadas durante a leitura.

Carter - pág. 24
Eu já tinha ido ao British Museum antes. Na verdade, já tinha estado em mais museus do que gostaria de admitir. Isso me faz parecer um nerd completo. 
[Essa é a Sadie ao fundo, gritando que eu sou um nerd completo. Obrigado, irmã] 

Sadie - pág. 42
Eu simplesmente adoro reuniões de família. Muito aconchegantes, com as guirlandas de Natal emoldurando a lareira, um delicioso bule de chá, e um detetive da Scotland Yard pronto para prender você.

          Porém, faltou meia estrela para ele ser Fantástico. Eu vou explicar porquê. Carter e Sadie saíram fazendo magias incríveis e derrotando monstros invencíveis, e isso logo no começo do livro. Poxa Rick! Eles acabaram de descobrir que são "mágicos"! Vocês podem dizer que eles faziam isso porque abrigavam deuses dentro deles, mas mesmo assim, é meio impossível... E no final do livro, ele deixou uma parte SEM explicação, e na minha opinião, essa era uma parte bem importante. Ele deixou bem claro que só vamos ter essa explicação no próximo volume.
          Mas, bato palmas mais uma vez para Rick Riordan, por criar um livro tão inteligente, bem humorado, e, acima de tudo, que te encanta do começo ao fim.



3 comentários:

Luci Cardinelli on 9 de dezembro de 2011 às 19:52 disse...

Oi lindão!!! vc viu que saí do twitter? Vamos mantendo contato pelos blogs e pelo msn :)
Vc mora no meu coração, viu?

beijos e ótimo final de semana

Breathe on 6 de fevereiro de 2012 às 16:11 disse...

hmm, parece ser interessante esse livro.

Mariana Renz on 6 de fevereiro de 2012 às 16:50 disse...

hahhha que legal, quero ler... por mais que nao conte muito sobre a história.. o jeito que tu falou do autor e dele escrever o livro faz com que a gente queria ler.

Postar um comentário

 

Marco do Percurso Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Modificado por Renato Nascimento