12 dezembro 2011

Razão e Sensibilidade » Jane Austen

Postado por Renato Nascimento às 12:21


» Título: Razão e Sensibilidade
» Autor(a): Jane Austen
» Editora: Martin Claret (cortesia)
» Número de Páginas: 235
» ISBN: 9788572328050
Avaliação Final
4/5 - Ótimo!

Razão e Sensibilidade  é a história de duas irmãs — Elinor e Marianne, respectivamente a “racional” e a “sensível” —, as quais, em razão do falecimento do pai, têm de se adaptar a um estilo de vida mais modesto, em meio a uma sociedade inteiramente dirigida pelo status social.


          Dinheiro, Polidez, Dinheiro, Beleza.  Acho que o livro todo pode ser resumido em tais palavras. Este é o primeiro livro que li da Jane Austen, e posso dizer que me surpreendi, pois esperava algo totalmente diferente.

          A escrita de Jane consegue nos transportar para a época retratada e consegue fazer você sentir tudo o que acontece. Porém, tenho que dizer que não é uma escrita simples. Encontrei muitas palavras que eu nem sabia que existia, e os nomes dos personagens conseguiram me confundir um pouco. Mas é tudo questão de costume. Estou lendo o próximo livro desta edição (Orgulho e Preconceito), e agora não estou estranhando tanto.

          Os personagens principais são a Srta. Razão e a Srta. Sensibilidade que são, respectivamente, Elinor e Marianne Dashwood. Acho que a autora poderia ter trabalhado um pouco mais na terceira irmã - Margaret -  e ela teve um papel tão pouco importante quanto o de um figurante. Marianne e Elinor são totalmente o oposto uma da outra, mas mesmo assim conseguem ser amigas e, principalmente, irmãs. Os outros personagens - que são muitos - tem uma personalidade tão definida que você consegue odiá-los (Lucy Steele e Willoughby), rir deles (Sra. Jennings) e até amá-los (Marianne). 

          O enredo... Ah, o enredo. Totalmente encantador, por assim dizer. É um verdadeiro retrato da época e dos costumes. A importância de um casamento bem-sucedido, a importância de um marido rico, a importância do dinheiro. Deu pra perceber que tudo é feito pensando no dinheiro. A autora conduziu tudo de uma maneira ótima, e com algumas reviravoltas, mas não é um livro que te prende desde a primeira página. Ele ficou realmente incrível no final.

          Não posso deixar de citar toda a estética do livro. A capa é muito bonita (mais do que eu imaginava), mas a diagramação... ah, que letra minúscula! Isso, na minha opinião, tornou o livro um pouco cansativo. As páginas demoravam pra passar - e não é a estória que é ruim - e me deixou um pouco irritado.
Apesar de tudo, recomendo o livro sim. Espere um tempo, basta se acostumar com a escrita da autora que o livro fica incrível!

7 comentários:

Luci Cardinelli on 12 de dezembro de 2011 às 13:42 disse...

Vou discordar de vc Nota 10/5 hahaha Adoro livro e filme. E as outras duas histórias desse livro que postou a foto, já leu?

beijos e ótima semana!!!

Luci Cardinelli on 12 de dezembro de 2011 às 13:43 disse...

Meninooo 119 seguidores? parabéns!!!

Renato Nascimento on 12 de dezembro de 2011 às 15:25 disse...

Vovó! :g
Anda não li, estou lendo Orgulho e Preconceito ainda... e a nota é 4 de 5, não 5 de 10 USHAUSHASUH.
Pois é vó! Consegui reunir uns blogs pra uma promoção e já estou com tudo isso! Ontem o blog completou dois meses :S Parece que foi ontem! :n
Fiquei triste que você saiu do twitter, faz muita falta suas mensagens de bom Dia, e principalmente, sua companhia :f
Beijos, eu amo Você :t :g

Mandy on 12 de dezembro de 2011 às 16:16 disse...

Ainda não li "Razão e sensibilidade", mas pretendo ler!
Adorei a dica!
BjO
http://the-sook.blogspot.com/

Mari on 12 de dezembro de 2011 às 19:14 disse...

Ainda não li esse livro, me chamou muita atenção vou colocar na minha lista

Primeira vez aqui no blog e adorei viu flor seguindo aqui já.

http://marifriend.blogspot.com/
@Storieandadvic
Espero sua visitinha, adoraria que você seguisse também.
Beijo

Kézia Lôbo on 13 de dezembro de 2011 às 20:15 disse...

Acredita que já vi quase todos os filmes baseados nos livros da Jane, mas nunca li nenhum livro dela?? Pois é, tenho que reparar esse grave falta!!!
A resenha ficou linda! XD

Mariana Renz on 6 de fevereiro de 2012 às 16:40 disse...

Aii esse é um dos que eu queria muito ler..

Postar um comentário

 

Marco do Percurso Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Modificado por Renato Nascimento