24 outubro 2011

Resenha — O Retrato de Dorian Gray - Oscar Wilde

Postado por Renato Nascimento às 10:02

Título: O Retrato de Dorian Gray
 Autor(a): Oscar Wilde
 Editora: Nova Cultural
 Número de Páginas: 238
 Onde Comprar: Saraiva (R$34,90 - Outra edição)
 Avaliação Final: 8/10

 Inteligente. Gosto de definir os livros em uma palavra, e este é o que podemos chamar de inteligente. Não achei nenhuma sinopse do livro, então farei uma resenha contando um pouco da história.

   Dorian Gray é um adolescente de 17 anos que possuí uma beleza incrível, e é admirado tanto por homens quanto mulheres. Devido á isto, Basílio Hallward, pintor e grande admirador e amigo de Dorian, decide pintar um retrato para imortalizar a juventude do garoto. Quanto este termina o quadro, Lorde Henry Wotton está em sua casa, e Dorian acaba conhecendo-o. Posso definir Dorian como um menino, afinal, ele era pura inocência e beleza, ingenuidade e beleza. Parece-me que não tinha nenhuma ideologia na mente. Lorde Henry é um aristocrata cínico, sarcástico e adora viver com intensidade. Este, em uma conversa com Dorian, coloca em sua cabeça coisas que ele nunca havia pensado, principalmente a idéia de que um dia ele envelhecerá e não será mais belo. Então, em um desejo louco, Dorian declara que desejaria que o quadro envelhecesse em seu lugar, e ficasse com todo o peso da vida e dos pecados cometidos.

   E a partir daí temos nossa grande história. Dorian se torna muito amigo de Lorde Henry, e acaba se tornando uma cópia do homem. É sempre "O Harry disse", " O Harry Pensa". Não tem uma personalidade, e no decorrer da história, acaba se tornando um assíduo pecador, coração de pedra, sarcástico e faz tudo sem pensar.
   Chega de falar da história, se não vira spoiler. O modo como Dorian muda é incrível, ele passa de ingênuo á perverso facilmente, seduz mulheres e depois despreza, ele vira um verdadeiro monstro, enquanto ele mantem a beleza da juventude e o quadro absorve tudo. O retrato chega até a ficar manchado de sangue por um crime cometido por Dorian. O final é surpreendente, e o livro nos mostra a que ponto uma pessoa pode chegar para manter a beleza e a juventude. A narração do livro é normal, tem umas palavras bem complicadas, mas é porque eu peguei uma edição antiga pra ler. O autor escreve super bem, e cada palavra nos faz imaginar a cena. Adorei o livro, recomendo se você quer uma leitura inteligente e diferente !

0 comentários:

Postar um comentário

 

Marco do Percurso Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Modificado por Renato Nascimento