27 novembro 2011

A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz? » Lycia Barros

Postado por Renato Nascimento às 00:46

» Título: A Bandeja - Qual Pecado Te Seduz?
» Autor(a): Lycia Barros
» Editora: Danprewan
» Número de Páginas: 251
» ISBN: 978857760246
» Avaliação Final

"A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.
     
     Não sei como definir esse livro. Posso chamá-lo de tocante, emocionante, realístico, incrível, dizer que tem uma grande lição de vida, mas nada disso seria suficiente para descrevê-lo.
     A Escrita da Lycia é muito gostosa e o livro passa tão rápido que nem percebemos, ela consegue nos fazer entrar dentro do livro, e sentir tudo o que a Angelina sente. Essa é uma parte da qual eu não posso reclamar nem um pouco, é incrível mesmo!
     Pra quem não sabe, eu estou tentando parceria com a Lycia, e ela me passou um desafio: ler "A Bandeja" em 20 dias e resenhá-lo. Aceitei e ela me passou o PDF. Ah se eu não tivesse tanta coisa pra fazer! Demoro pacas pra ler no PC, mas mesmo assim, o livro não deixou de ser maravilhoso.
     O enredo é bem simples e intenso: uma garota ingênua vivendo o que ela acha que é um amor verdadeiro. Como disse, a Lycia nos faz sentir tão dentro do livro que acreditamos em todas as palavras de amor do Alderico, nos decepcionamos e depois perdoamos junto com a Angelina — e tudo isso com uma escrita simples. O livro é um tanto religioso, por assim dizer. Há muitas passagens da Bíblia, e este é um enorme ponto á ser discutido: Como misturar Romance com Religião?
     Fiquei um pouco receoso no começo, achando que seria um daqueles livros que tenta te converter á qualquer custa. Decepção total! As passagens da Bíblia e o frequente nome de Deus no livro não o torna chato, muito menos viciado somente na religião. Sou católico, porém acredito no espiritismo, e isso não interferiu em nada — pelo contrário! Muitas vezes senti um arrepio na espinha ao ler as palavras da Bíblia, e muitas vezes estas servirem para o lado pessoal. O livro todo pode ser resumido nesse trecho, encontrado no final do livro:

"Aprendi que escolher o errado é sempre mais fácil, as coisas boas e permanentes nem sempre são as primeiras a aparecer. Se dependermos de Deus, não cometeremos os mesmos erros de quando somos independentes Dele. As escolhas são nossas... Rejeite a maldição e a benção te alcançará."

     Não só devo dizer que a Lycia me surpreendeu, como este se tornou um dos meus livros favoritos. É aquele que você faz questão de levar em uma viagem, ou se te perguntam sobre ele, você começa a falar e não pára mais. Obrigado Lycia por fazer um livro tão emocionante e que, por duas ou três vezes, me deu um tapa na cara pra minha baixa auto-estima. Obrigado!



1 comentários:

Luci Cardinelli on 27 de novembro de 2011 às 09:07 disse...

Gostei mto da resenha, despertou minha curiosidade para ler o livro.
Se tem uma coisa que gosto muito num livro é quando ele toca e contribui para minha vida pessoal

ótima semana!

Postar um comentário

 

Marco do Percurso Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Modificado por Renato Nascimento